Minha lista de blogs

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Retornando...


Seria risível, se não fosse de lamentável, as coisas que vemos na ‘grande rede’. Principalmente em blogs de pessoas que misturam, como num grande caldeirão, inveja, intriga e egoísmo...

Fugindo, mais uma vez, ao escopo deste blog, vou reportar-me a um “alerta” publicado recentemente e que tomei conhecimento. Esse “alerta” refere-se veladamente a este Blog e seu blogueiro.

Todavia, o “alerta” a que me refiro foi elaborado/redigido por pessoa aventureira, oportunista e covarde, que não merece qualquer respaldo.

Em resumo, pessoa egoísta que sempre ‘copiou’ e viveu à sombra de intrigas, de mentiras, manipulações vis e sem quaisquer escrúpulos, pudores, ética e/ou ideias próprias.

Criei esse blog, não como uma referência vaga (alusão) às obras de meu saudoso pai. Mas sim como uma HOMENAGEM à um Homem. Como láurea ao escritor, ao poeta, cronista, jornalista e que tive o maior orgulho em chamá-lo, não só de Pai, mas de colega de profissão! O processo de criação veio pela verdadeira adoração que tinha pelo meu pai recém-falecido, posto que nos meus 52 anos de vida, apesar de homem público que sempre fui desde os meus 16 anos (quando comecei a trabalhar em Rádio), nunca gostei de expor-me, de aparecer.

Outro fator que me levou a publicar estas páginas, além da então recente perda daquele que nunca abandonei e jamais abandonaria por nada desse mundo, foi o fato de após o seu desenlace, ter pegado praticamente no lixo os originais dos escritos que ele sempre teve o maior orgulho – e não era para menos!

Talvez por ser o único filho que seguiu quase todos seus passos, tinha com meu Pai, conversas, trocas de ideias e até de confidências. Sabia, por exemplo, que ele gostaria ver publicados seus contos. Chegou mesmo a pedir-me, em certa ocasião, que digitalizasse um de seus contos para entregá-los a determinada pessoa que iria providenciar a publicação. Fomos até Barretos (ele e eu) e contatamos essa pessoa. Por questões éticas, não divulgarei o nome do empresário. Resultado: a cópia entregue ao mencionado empresário soverteu-se!

Sugeri, à época, as reedições das crônicas da coluna “Chão Preto” e fiquei de catalogá-las – o que não fiz por falta de tempo! Separei-as, organizei-as, mas não consegui catalogá-las. E, não por mero acaso, tive a sorte de estar no momento e na hora certa em que as mesmas iriam parar no lixo. Cheguei a ouvir que “papel aceita tudo, e que por isso não tinham qualquer valor!”.

Realmente, escritos podem até não conter valor econômico, mas contém outros valores! Valor moral, valor pessoal, valor de estimação (este não tem preço) e tantos outros valores...

Em suma, sob as penas da Lei, continuarei a reproduzir as crônicas de Urbanus neste blog denominado O Chão Preto de Urbanus eis que não constitui ofensa aos direitos autorais (veja a Lei).

Aliás, as obras assinadas por Urbanus, relacionadas a ‘coluna’ “Chão Preto”, e publicadas a sua época em periódicos, e aqui reproduzidas, segundo os ditames da Lei que rege a matéria! NÃO CONSTITUINDO NENHUMA OFENSA AOS DIREITOS AUTORAIS VEZ QUE REPRODUZIDOS SEM O INTUITO DE LUCRO e SEMPRE FAZENDO MENÇÃO AO NOME DO SEU AUTOR!

Reitero: este blog, e o que aqui se posta a título de reprodução, NÃO É MERA ALUSÃO, mas sim uma HOMENAGEM!

J. Fernando Canôas

Um comentário:

  1. Anita Canôas Guimarães10 de agosto de 2012 às 01:45

    Concodo com JFernando! O legado de Urbanus, não pertence sòmente à nós, seus familiares... Principalmente por ter sido divulgado diariamente no Diario de Barretos, desde sempre...Hoje muitos barretenses gostariam de ver a "nossa" Barretos e as crônicas de papai que revelam toda alegria de ver o dia raiar, seu romantismo, lirismo, amor, vontade de levar uma boa e pequena literatura à população... Ninguém tem o direito de proibir essa divulgação... Deleitem-se com as Crônicas de Urbanus...

    ResponderExcluir