Minha lista de blogs

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A CIGARRA E A FORMIGA

Às vezes a gente se recorda, sem querer, de fatos passados e que, de muito jaziam no sepulcro mental do subconsciente. Causas várias concorrem para que se ocorra esse rememoramento. Um simples assobio, uma gargalhada estrepitosa ou um pedido de auxílio...
Dois desses fatores, creio, me trouxeram à luz do consciente uma fábula velha, velhíssima mesmo. Não que eu a houvesse esquecido. Mas ela esta enterrada no meu jazigo mental, junto com outras idéias – umas alegres, outras tristes – e que constitui essa fábula de cada um de nós – a nossa vida!
Mas, voltando ao assunto. Depois de um dia arduamente trabalhado, eu me recolhia à minha casa. Passando defronte a um dos clubes da cidade, chegou-me aos ouvidos um som de gargalhada estrepitosa, debochada, imoral. Lá dentro, no salão, vários moços dançavam. Mais adiante, perto ainda do local do festim um pobre diabo mendigava. Era um velho!
Não sei por que tal contraste me trouxe a recordação daquela historieta dos antigos livros do curso primário: - a fabula da cigarra e da formiga...
Segui para casa matutando na condição das situações. O velho lamentava-se e os moços divertiam-se...
Hoje e domingo de carnaval. Quantas “cigarras” e quantas “formigas” não haverá na quarta-feira de cinzas?
Tenho esperança que os filhos do meu “Chão Preto” leiam a fábula mais vezes e tirem dela uma conclusão proveitosa.

Urbanus

Nenhum comentário:

Postar um comentário